Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


sábado, 23 de abril de 2011

pais e filhas- minha filha namorando


Um dos maiores pesadelos masculinos é quando a filha completa 14 ou 15 anos (as vezes antes) e os gaviões começam a rondar sua menina...
Este pesadelo se agrava quando ela resolve  namorar um desses gaviões..
É eu já passei por isso com meu pai, era só um menino chegar pra me chamar em casa que ele sempre respondia que eu estava ocupada fazendo uma coisa que me sentiria envergonhada, ex: ela ta no banheiro com uma dor de barriga danada e não vai poder te atender...kkkk aff no dia seguinte eu nem colocava as caras pra fora de casa.... na verdade para os pais os filhos nunca crescem...mas....qual a melhor idade para permitir que nossas filhas namorem?Será que ainda hoje o consentir ou não está ligado à idade?
Pois veja que este ainda continua sendo um assunto delicado. Quando a criança está na pré-escola os pais acham lindo a filha ou filho falar que já tem namorado. Há casos em que há até o incentivo através das constantes perguntas: “Qual é o nome do seu namorado?” ou “Você não tem nenhum namorado na sua classe?” e tantas outras, porém quando a menina ou menino de 12 ou 13 anos chega em casa falando que está apaixonado(a) e que vai começar a namorar, o mundo desaba sobre a cabeça dos pais.
O que fazer? Proibir? Permitir? Fazer de contas que nada está acontecendo?
Normalmente as meninas começam mais cedo que os meninos é por isso que se a “paquera” está acontecendo na escola a menina dificilmente se interessará por um menino da sua sala de aula, pois este ainda está preocupado com o futebol, com sua coleção de figurinhas e nem olha para elas. Ela irá se interessar é pelos meninos que estão há dois ou três anos à frente.
Há mães (normalmente são elas as primeiras a ficarem sabendo) que pensam que não irão se importar porque não é nada sério e daqui a pouco já acabou. Este é um grande engano. Não se deve subestimar nenhuma situação. Mesmo que este namoro não se torne sério e resulte em casamento, no momento, ele é o mais importante na vida deles. As primeiras experiências servem de sustentação para as outras que virão, por este motivo se deve tratar qualquer namoro com a seriedade que ele merece. Ninguém inicia um relacionamento pensando que logo acabará. Sempre se pensa que será eterno, mesmo que seja “enquanto dure” como bem definiu o poeta Vinícius de Moraes.
Quando os pais acham que a filha é muito nova para iniciar um namoro e proíbem, eles devem ter consciência de que naquele momento esta proibição pode significar “namorar escondido”. Muitas vezes a proibição serve de estímulo e um namoro que poderia ser passageiro acaba sendo fortalecido em razão de os dois se unirem para se posicionarem contra os pais que estão proibindo.
O melhor a fazer nestes casos é orientar e abrir o canal do diálogo. Somente assim os pais poderão orientar seus filhos sempre que eles necessitarem. Quando o canal do diálogo está aberto os filhos se aproximar para um conselho ou uma troca de ideia.
Ninguém tem o poder de prever o futuro, logo, um namoro iniciado nos primeiros anos da adolescência poderá ou não durar para sempre. Tenho amigos que começaram a namorar com 12(ela) e 14(ele) e estão juntos até hoje após 30 anos de casamento. Há outros que iniciaram o namoro aos 12 anos e encheram uma agenda telefônica de namorados(as). Não há regra e não há como prever, porém de uma coisa se deve ter certeza: o primeiro amor é o mais importante e inesquecível tanto para ela quanto para ele. O que vem depois é consequência da maturidade, da orientação, enfim, da criação.


E sua filha(o) está apaixonada pela primeira vez? Compartilhe conosco.

19 comentários:

  1. minha filha tem 16a, e começou a namorar um menino de 18a, os dois adoram livros, músicas, e tenho muita afinidade com minha filha, que ela me contou antes mesmo do 1º encontro, onde eu e meu marido a levamos e conhecemos o namorado numa boa... fez 1 mês que estão juntos, e estou curtindo, ele parece ser um bom rapaz, de família, trabalha, e faz cursinho para faculdade, é muito importante participar da vida dos filhos e foi tão natural que meu filho mais novo que é muito apegado a irmã já se tornou amigo do namorado e não ficou com ciúmes, dá uma certa preocupação, mas faz parte do ciclo da vida e sei que ela tem a cabeça no lugar e o pé no chão. adorei o blog. bjus

    ResponderExcluir
  2. Minha filha, conversou comingo, esta querendo namorar um rapaz que mora em outra cidade ela ja saiu com ele por 5 vezes e ja veio me pedir para namoralo, eu conversei com ela e nao deixei, porque o carinha ja é maior de 18 vi que ele sai muito, gosta de farrinhas e se eu a deixasse namorar com ele, eu nao iria deixar ela sair assim com ele nao, porque existe 2 problemas nao conheço a criaçao dele, eu sofri muito para criar meus filhos, e nao quero que ela passe pelo que passei, conheço os tipos e conversinhas que eles as enganam e mais tarde ela iria chorar muito mais, vejo que minha filha tem duvidas entao eu conversei muito com ela e intervi! Há uns 2 meses atras ela estava conversando comigo que nao queria namorar tao cedo, e agora me vem com conversa de que ta querendo namorar, pedi a justificativa, ela me disse que é porque as amigas dela namoram ai ela tambem queria, então eu enxergo que nem ela sabe o que ela quer direito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcia, filho criado trabalho dobrado. Bom amiga se os sentimentos do rapaz para com sua filha forem sinceros um não seu não vai adiantar, mais vai mostrar para o rapaz que para ficar com sua filha vai ter que andar na linha. Um beijão e boa sorte com sua princesa

      Excluir
  3. Minha filha tem 21 anos,e ta conhecendo um rapaz da mesma idade.só que tem um problema,o meu marido nao é o pai dela e os dois não se entendem .pois ele é muito ignorante com ela.toda vez que ele se interessa por alguem ja começa as discussoes prq ele quer ficar controlando ela,ele quer ficar sabendo dos minimos detalhes do que ele faz.ele pega muito no pé dela .e eu nao sei mais o que fazer quando vou falar com ele sobre o assunto a gente termina discutindo,ja que temos pensamentos diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilene, ele quer palpitar porque sente muito carinho por ela como pai e quer o melhor pra enteada dele. Eu também tenho padrasto e muitas vezes o questionei por meter o bedelho na minha vida, hoje já madura percebo que ele sempre quis me proteger e tinha muito medo de eu achar um calhorda da vida e me machucar.

      Excluir
  4. Minha filha tem 13 anos e conheceu um rapaz de 18 no final do ano, conversa vai conversa vem ele chegou no pai dela e pediu pra namorá-la, só pra variar o pai disse que não era a hora ainda, conversou numa boa e tal. Claro que não aceitaram e, começaram a namorar escondido, mas como ela não aguenta guardar segredo pra mim acabou me contando. Conversamos muito e coloquei os motivos contra e a favor do namoro nesta idade. Então, eles terminaram entre aspas, só conversam pelo face, e se veem pouco, mas ele sabe falar, acredito que ela está com ele mais sobre pressão, pelas palavras que ele diz entre outras coisas, a impressão que dá é que ela tem medo de terminar o relacionamento, mas ainda não consegui descobrir o motivo. Tento conversar com ela sem julgar ou falar mal dele, mas ela me ignora, pois continua a fazer mesmo. Não sei como agir diante a essa situação.

    ResponderExcluir
  5. faça perguntas como se voce se interessasse com o namoro dela, tipo.
    e ai como vai o fulano? voce ainda estão juntos né? (mais nun tom de brincadeira) tipo quase sorrindo...pergunte a ela o que a atraiu nele e qual defeito ela acha que ele tem, fale primeiro do seu relacionamento, tipo ...eu acho seu pai muito bacana mais ele tem um defeito que é de falar demais kkk kkk de exemplos e peça pra ela depois responder ,tipo e vc minha filha qual defeiro o fulano tem, depois que ela te contrar vc vai juntando as peças e vendo o porque ela nao termina com ele, sonde a cada dia sempre um pouco

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do Blog,sou Pai e minha filha esta meia confusa querendo namorar,esta com 16 anos terminado o colegial,tem uma maturidade,bem pra frente,mas o coração esta balançando,eu e minha esposa conversamos muito,para que ela escolha um rapaz,legal e de familia,agora é esperar em Deus esse presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Deus sempre ajuda.Não parem de conversar com ela.assim ela sentirá mais segura de si.sabendo que os pais estão do seu lado.

      Excluir
  7. Deus ajuda sempre.é próprio da idade está confusão na cabeça dela.o importante é que os pais estejam ao seu lado.bj

    ResponderExcluir
  8. Deus ajuda sempre.é próprio da idade está confusão na cabeça dela.o importante é que os pais estejam ao seu lado.bj

    ResponderExcluir
  9. Olá sou minha filha tem 12 anos e se apaixonou por um menino de 16 depois de tantas conversas ele veio pedi-la em namoro pro pai dela ficaram juntos 15 dias e logo eles brigaram por conta do ciúmes dos dois aí voltaram mais logo ela descobriu que ele estava ficando com outra .
    Ja conversei com ela mais ela é muito difícil de lidar , muito fechada com os sentimentos dela e não ouve ninguém .
    Logo que terminaram ela ja estava de papo com outro no face e disse que ia namorar de novo dissemos não pois ainda era muito recente .
    Será que estamos errados acho ela muito nova pra ficar namorando um atraz do outro .o que faço?

    ResponderExcluir
  10. Olá sou minha filha tem 12 anos e se apaixonou por um menino de 16 depois de tantas conversas ele veio pedi-la em namoro pro pai dela ficaram juntos 15 dias e logo eles brigaram por conta do ciúmes dos dois aí voltaram mais logo ela descobriu que ele estava ficando com outra .
    Ja conversei com ela mais ela é muito difícil de lidar , muito fechada com os sentimentos dela e não ouve ninguém .
    Logo que terminaram ela ja estava de papo com outro no face e disse que ia namorar de novo dissemos não pois ainda era muito recente .
    Será que estamos errados acho ela muito nova pra ficar namorando um atraz do outro .o que faço?

    ResponderExcluir