Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Adolescentes: Como entende-los

NÃO É FÁCIL SER PAI... TAMPOUCO ADOLESCENTE!
 
Os adolescentes são crianças em transição. Eles não são jovens adultos. Suas necessidades, inclusive as emocionais, são infantis. Um dos erros mais comuns dos pais, professores e outros, com respeito aos adolescentes, é considerá-los como pequenos adultos. E não são poucos os pais que hoje em dia, negligenciam as necessidades infantis de seus filhos adolescentes como: sentir amor e aceitação. De serem cuidados e de saber que alguém gosta realmente deles.
 
Na verdade são tantas mudanças hormonais e comportamentais que da pra pirar qualquer pai ou mãe.


Nada como a boa e velha conversa, aconselha a psicóloga. Ela garante que o diálogo mostrará ao jovem que ele sempre terá um porto seguro em casa. “Os pais devem compreender que se trata de uma fase do desenvolvimento necessária e inevitável, para que seus filhos possam se tornar verdadeiramente adultos. É preciso que os pais cheguem numa boa medida de estabelecimento entre limites e liberdades

Apesar dos alardes, não é todo mundo que passa por essa fase difícil. Enquanto existem os rebeldes sem causa, há também aqueles que enfrentam as mudanças de maneira mais calma ou mais reclusa. “Cada um viverá a sua ‘revolução particular’ com as armas que dispõe, ou seja, tudo será vivido de acordo com as experiências acumuladas e vividas no contexto familiar, individual e social”, finaliza a psicóloga.

3 comentários:

  1. Muito legal o blog continue postando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. ooii aki quem fala é a sabrina pereira tenho 16 anos moro em concórdia-SC com meus pais. e eu sei como é muito ruim conviver com os pais já ser adolescentes não é facil não é bem dicisil msm. eu que vivo com meus pais não aquento mais eles pegando no meu pés pra cá e pra lá. aff eu não vecho a hora de fazer 18 anos para ir em bora dde casa e morar sozinha quer dizer com minhas amigas só....
    bjos adorei o blog de vcs meninas!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sabrina, sei bem como se sente, eu mesma já passei por isso, eu tinha vontade de sumir, de nunca mais ver ninguem da minha familia, cheguei até a folhear inúmeras vezes classificados em busca de emprego e mal sabia q mesmo q trabalhasse nao ganharia para me sustentar, com o tempo descobri q estava passando por um conflito de gerações entre meus pais e eu, dai um amigo mais velho me mostrou uma musica me pediu pra ouvir com atenção

    Pais E Filhos
    Legião Urbana
    Composição : Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá
    Estátuas e cofres e paredes pintadas
    Ninguém sabe o que aconteceu.
    Ela se jogou da janela do quinto andar
    Nada é fácil de entender.
    Dorme agora,
    é só o vento lá fora.
    Quero colo! Vou fugir de casa!
    Posso dormir aqui com vocês?
    Estou com medo, tive um pesadelo
    Só vou voltar depois das três.
    Meu filho vai ter nome de santo
    Quero o nome mais bonito.
    É preciso amar as pessoas
    Como se não houvesse amanhã
    Porque se você parar pra pensar
    Na verdade não há.
    Me diz, por que que o céu é azul?
    Explica a grande fúria do mundo
    São meus filhos
    Que tomam conta de mim.
    Eu moro com a minha mãe
    Mas meu pai vem me visitar
    Eu moro na rua, não tenho ninguém
    Eu moro em qualquer lugar.
    Já morei em tanta casa
    Que nem me lembro mais
    Eu moro com os meus pais.
    É preciso amar as pessoas
    Como se não houvesse amanhã
    Porque se você parar pra pensar
    Na verdade não há.
    Sou uma gota d'água,
    sou um grão de areia
    Você me diz que seus pais não te entendem,
    Mas você não entende seus pais.
    Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
    São crianças como você
    O que você vai ser
    Quando você crescer?

    é realmente ele tinha razão, sim a musica falou tudo que eu sentia...hj entendo meus pais e sei q tudo que eles fizeram e até hoje fazem é tudo pelo amor incondicional que eles sentem por mim, Sabrina tente dialogar e a entender também seus pais, e tente fazer deles teus melhores amigos assim ganhara o respeito e a confiança deles, afinal querida nao tem melhores amigos q eles.... que bom que gostou do blog, volte sempre e juizo querida... bjão!!!!

    ResponderExcluir