Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aleitamento materno tudo que você precisa saber

Resolvi escrever sobre o aleitamento materno, porque pra mim como mãe, amamentar minha filha foi uma experiencia fantastica, foi o primeiro ato de amor entre nós duas. Apesar de falarem tanto sobre o assunto ainda ouço algumas amigas com duvida sobre a amamentação, entao tentarei esclarecer tudo que sei...

Porquê o aleitamento materno é importante?
O aleitamento materno é o método óptimo de alimentação no início de vida. O leite materno é o alimento ideal, nutricionalmente completo e que reforça os laços afectivos entre mãe e filho.

O leite materno fornece todos os nutrientes que o seu filho precisa nos primeiros 6 meses de vida e continua a ser a maior fonte nutricional durante o resto do primeiro ano de vida.
Para além disso, o leite materno contém substâncias protectoras contra infecções, alergias e outras doenças, tais como factores de crescimento, hormonas, imunoglobulinas, e outras.
Os benefícios são maiores quanto maior a duração do aleitamento materno, pelo que quanto mais tempo conseguir dar de mamar melhor. Esses benefícios permanecem muito para além da paragem da amamentação, chegando mesmo à vida adulta.

O aleitamento materno é o melhor para o seu filho, porque:





*Fornece-lhe todos os nutrientes necessários


*Protege-o de alergias, infecções e outras doenças


*Contribui para crescimento e desenvolvimento saudáveis


*Contribui para a saúde global do seu filho


*Ajuda-o no desenvolvimento da fala, da visão e a inteligência


*Promove uma relação especial entre si e seu o filho


*Facilita o desenvolvimento emocional saudável


*Leva a um menor número de consultas médicas e internamentos hospitalares

Mitos sobre Aleitamento Materno

Não existe leite fraco-O que acontece é que o leite materno é digerido mais rápido que os leites frabricados para rescem-nascidos, porisso seu bebê vai procurar pelo leitinho mais vezes do que uma criança que toma mamadeira. Não é aconselhavel intercalar a mamadeira com o peito, mesmo porque o seu leite é fabricado conforme a sucção do bebê, portanto se ele mamar também na mamadeira logo você não esará produzindo o leite sulficiente para seu bebê, além do mais, a criança não tem que fazer tanto esforço pra mamar na mamadeira, logo ele se desinteressará pelo peito.

Amamentar faz a mama cair ?-Não. A falta de suporte adequado (soutien de reforço) e a tendência genética de mama pendular é que faz a mama cair e não o ato de amamentar

Cerveja preta x Canjica x muito líquido, fazem o leite aumentar?- Não. A cerveja preta não deve ser usada porque bebida alcoólica é contra indicada na amamentação.Lactogogos: são alimentos que não aumentam a quantidade de leite, mas que a mãe acredita firmemente que isto vai aumentar seu leite e como estes alimentos na tem contra indicação, eles não vão interferir na amamentação.

A mãe deve tomar muita água para se hidratar e não para aumentar a quantidade de leite.
A canjica também não aumenta a quantidade de não aumenta a quantidade de leite, porém assim como a canja de galinha que também não aumenta o volume de leite estes alimento são conhecidos como lactogogos.


Tamanho da mama x alimentação- A mulher que tem mama pequena ou grande não quer dizer que a mama grande vai produzir mais leite. O leite é produzido fisiologicamente nos 2 tipos de peito.

Mulher que produz pouco leite -Não existe mulher que produza pouco leite, na verdade ocorre é que aquela mulher que limita as mamadas do bebê no peito, ou seja não amamentando em livre demanda (que é a hora que o bebê quer).

Isto significa que: a produção de leite está ligada a sucção do bebê. ''Quanto mais o bebê suga mais leite a mulher vai produzir. Isto significa que é a sucção do bebê que mantém a produção de leite.

Outros tabus, ligados a folclore


 Se o bebê arrotar no peito este vai rachar.


 Se a mãe beber água durante o período que estiver amamentando o leite vai secar


 Se a mãe colocar uma chave no bolso o leite vai secar


 Se o leite cair no chão ele vai secar

Não esfregar bucha ou toalha no mamilo e aréola porque esta atitude afina a pele favorecendo as rachaduras porque tira a oleosidade natural da pele. Não usar cremes ou pomadas no mamilo e aréola e em caso de rachaduras (fessura mamilar) não usar casca de banana ou de mamão. Não usar compressa quente ou fria não mama - queima a pele e  não resolve.


Uso de bicos, mamadeiras e chupetas


A criança que mama no peito não deve receber bicos, mamadeiras e chupetas, porque eles fazem com que o lactente confunda os bicos, além de diminuir a vontade de ir ao peito, favorecendo o desmame precoce.

Existem trabalhos no Ministério da Saúde que comprovam o uso de chupetas e mamadeiras diminuem significativamente o período de amamentação e que se a criança usa a chupeta durante todo o dia, este período diminui ainda mais.


Devemos lembrar também que o uso de bicos, mamadeiras e chupetas também contribuem para a mordida cruzada e a respiração bucal que traz como conseqüência as amigdalis, rinites em conseqüência do ar não filtrado, não umidificado provocando assim o ressecamento das mucosas.


Bico de Silicone: A mãe deve evitar o uso deste produto porque ele também confunde a pega do bebê no peito, provoca gases no bebê além de não esvaziar a mama adequadamente, tendo como conseqüência o Ingurgitamento mamário.

Lembrando que vale sempre a pena o aleitamento materno, é mais que uma simples alimentação, além de tudos os beneficíos que o leite materno tem, é um vincúlo incrivel de amor entre mãe e bebê

Nenhum comentário:

Postar um comentário