Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


domingo, 29 de agosto de 2010

Depressão Infantil - Tratamento

Nem sempre os pais percebem, mas algumas crianças podem apresentar sintomas de que algo não está bem, e possivelmente, tal situação pode estar relacionada à depressão. Isto pode ocorre, pois a depressão é vista como uma doença ligada apenas aos adultos, mas essa afirmação não procede.




Dados da Organização Mundial da saúde fez constatações de que no mundo todo 20% das crianças e adolescentes (entre 6 e 15 anos) sofrem deste problema. O índice em nosso país fica entre 8% a 12%.

Para detectar a depressão infantil, os pais devem ficar alertas aos seguintes sintomas básicos:



Semblante triste

Reclamações de ociosidade

Sonolência excessiva

Engordar ou emagrecer demais

Mudança de apetite para mais ou menos

Humor instável

Sentimento de culpa, dizer que tudo ficaria melhor se morresse.



Se tais sintomas persistirem, os pais precisam buscar auxílio médico imediatamente. Assim, a criança e o adolescente poderão melhorar suas condições e ter uma vida plena e saudável.
 
A depressão infantil tem se tornado cada vez mais freqüente entre as crianças, alterando características do comportamento e interferindo na forma de se relacionar com as outras pessoas. A doença ainda é motivo de estudos para antropólogos e psicólogos, que alertam os pais sobre os perigos dessa patologia.




A criança se torna deprimida devido às influências do ambiente em que vive, a depressão normalmente se desenvolve em lares desestruturados ou abrigado por pais que brigam com freqüência. A criança sensível, ao presenciar cenas de discussão ou não ter a atenção que necessita, passa a apresentar sinais de melancolia, dificuldades de se comunicar e falta de vontade para brincar com as outras crianças.



O transtorno depressivo altera o humor da criança, comprometendo o seu desenvolvimento dentro da escola. Essa depressão apresenta sintomas clássicos, como tristeza, mal-estar, falta de senso comunicativo e perda do interesse nas atividades que antes eram tidas como prazerosas. O tratamento da depressão infantil acontece com o auxilio de um psicólogo e consultas a um pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário