Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


terça-feira, 31 de agosto de 2010

Primeiras palavras



Quando a criança começa a falar?
É freqüente a preocupação dos pais com aquelas crianças que demoram a falar quando comparadas com outras da mesma idade. Na verdade, não existe uma resposta única para a pergunta “com que idade uma criança deve estar falando?”, pois não é apenas a linguagem falada que deve ser levada em consideração.
Desde os primeiros meses de vida, portanto bem antes de expressar-se através de palavras e frases, a criança já está se comunicando. Ela estará utilizando uma linguagem não-verbal, como sons, expressões faciais, sorriso, choro e movimentos do corpo. Através desta complexa “fala corporal” os pais podem perceber uma série de sinais, como se o bebê está feliz ou triste, se deseja algo, se quer agitação ou sossego, se está tranqüilo ou assustado.
Também muito antes de falar o bebê já entende uma série de mensagens através de palavras, gestos, expressões ou do modo com é manuseado. Ele observará as diferentes maneiras como falam com ele, é alimentado, banhado ou suas fraldas são trocadas.
A articulação das primeiras palavras irá demorar um pouco mais porque o nosso sistema neurológico não está preparado para desempenhar esta função nos primeiros meses de vida. Será necessário um processo de aprendizagem que pode demorar até 12 ou 24 meses, durante o qual será preciso entender inúmeros conceitos, treinar sons e fazer complexas relações entre nomes e objetos. Por isto a criança treina, experimenta e só depois de certificar-se de que existe uma relação entre a palavra e o objeto é que vai pronunciá-la. Este é também o motivo pelo qual as primeiras palavras são aquelas relacionadas ao seu dia-a-dia, como mamãe, papai e nenê.

Algumas crianças demoram um pouco mais do que a média para expressarem suas primeiras palavras e há vários motivos para isto. Um adequado acompanhamento do desenvolvimento desta criança pode esclarecer as dúvidas dos pais sobre a normalidade do padrão de sua linguagem nos primeiros anos de vida.
Em outro texto encontra-se um resumo sobre as principais fases da linguagem no primeiro ano de vida.


Fonte: Aprendendo a vida: Primeiras palavras 

Um comentário:

  1. Adorei seu blog!!! Muito interessante, vai me auxiliar ainda mais! Entre no meu e veja os posts!!! Abraço.

    ResponderExcluir