Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


terça-feira, 24 de agosto de 2010

Está chegando a estação da catapora

Setembro é mês das flores e também época de aumento no número de casos de crianças com catapora. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o número anual de casos no Brasil corresponde cerca de 3,3 milhões. Como a doença é relativamente comum neste período, muitas mães acabam dando remédios inadequados às crianças quando há suspeita de catapora.

Catapora é o nome popular da varicela, um doença comumente contraída na infância. Ela é causada pelo pelo vírus varicella zoster, um dos 8 vírus de herpes que atacam humanos. A catapora é caracterizada por febre, seguida de erupções que coçam ou feridas abertas.

 A catapora raramente é fatal, e quando causa morte é geralmente devido à pneumonia ocasionada pelo vírus da varicela, a qual acontece mais freqüentemente em mulheres grávidas. Catapora tem um período de incubação de duas semanas e é altamente contagiosa pelo ar dois dias antes dos sintomas aparecerem. Desta forma, a catapora se espalha rapidamente em escolas e outros lugares onde há contato próximo.


Quando alguém é infectado com a varicela geralmente desenvolve imunidade e não tem essa infecção novamente. Aspirina não deve ser usada durante infecção de varicela porque pode aumentar a incidência de uma condição potencialmente fatal chamada síndrome de Reye.


Os médicos aconselham mulheres grávidas que entrarem em contato com a catapora a procurar seu obstetra imediatamente, uma vez que o vírus pode causar sérios problemas ao feto.



Em pessoas de idade avançada ou com o sistema imunológico enfraquecido, o vírus que permaneceu nos nervos pode desenvolver doença dolorosa chamada herpes zoster


Normalmente, a catapora acomete crianças entre 2 a 10 anos e os principais sintomas são: febre e bolhinhas (vesículas) pelo corpo. Da febre até a formação de crostas (cascas) a catapora pode durar de uma semana a 10 dias.

O contágio se dá com contato direto com as lesões da pele ou respiração. Felizmente, existe uma vacina contra a doença que pode ser dada à criança a partir de um ano de vida. Embora a vacinação não afaste o risco da criança contrair a catapora, ela pode sentir os efeitos da doença em menor intensidade
A Dra. Claudia alerta que o ácidoacetilsalicilico, substância encontrada em remédios como a aspirina e o melhoral infantil, pode ser nocivo à saúde da criança com catapora. Isto porque a combinação deste produto com o vírus pode desencadear uma doença chamada síndrome de Reye. De acordo com a médica, esta síndrome pode levar a criança a sofrer alterações hepáticas, a ter crises convulsivas e outros.

Portanto se seu filho apresenta sintômas de catapora, leve o a um pediatra


Nenhum comentário:

Postar um comentário