Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


domingo, 24 de abril de 2011

Na hora de comer, criança imita os pais



É inevitável perceber que toda criança imita os pais na hora das refeições, uma vez era um almoço de familia na casa da minha avó, e a ao perguntar a minha prima Priscilla na época com 5 anos se ela queria peixe, ela simplesmente virou-se a mãe e a perguntou: - Mãe, eu como peixe? Você come peixe?... Não que ela nunca tinha comido peixe, afinal sempre foi algo bem presente no cardápio da minha familia, ela queria saber mesmo se minha tia iria comer o peixe que minha avó tinha feito.

 

Hábitos alimentares se formam na infância; pais devem aproveitar para acostumar corretamente os filhos


Crianças não nascem predispostas a comer este ou aquele alimento. Elas comem o que aprenderam a comer, seja com os pais, com os familiares ou na escola --maiores influências do nascimento à pré-adolescência.

"Os pais normalmente acostumam mal os filhos. Ao invés de dar a eles verduras e legumes, dão guloseimas. Vão sempre pelas soluções mais fáceis", afirma o pediatra Maurício Lobosco Werneck, do Cepog (Centro Ortopédico e Pediátrico de Guaratinguetá). "O mais importante é a educação alimentar, é orientar. Dar alimentos sem forçar, sem brigar e sem fazer chantagem."

Para a nutricionista Rita de Cássia Cicerone, 44 anos, do Sesi (Serviço Social da Indústria) de São José dos Campos, os hábitos alimentares se formam na infância. "Na hora de comer, a criança imita os pais", explicou ela.

Por isso, segundo Rita, é difícil mudar costumes alimentares de adolescentes que não foram educados para a boa alimentação desde a infância. "O esforço é dobrado para mudar maus hábitos alimentares."

A vendedora Priscila Rocha Lima, 23 anos, reconhece as dificuldades que tem para ensinar as filhas gêmeas a comer bem. Com 4 anos de idade, as irmãs Samara e Suzana já começam a escolher os alimentos preferidos, normalmente doces, achocolatados e iogurtes.

"Elas comem pouco e são difíceis de aceitar verduras, legumes e frutas. Tenho que negociar muito até rendê-las", conta a mãe, que luta para trocar o refrigerante (preferência das meninas) pelo suco. "Chego a distraí-las diante da TV para que elas comam sem questionar quais alimentos estão no prato", revelou Priscila.
NATURAL - O caminho humano do útero materno à terceira idade é marcado pela alimentação. Não há escapatória. Então, pais e mães devem começar a pavimentar esta "estrada" com o melhor "asfalto" que encontrarem. "A regra básica é procurar alimentos naturais", resume a nutricionista Rita.
Até os seis meses de idade, os bebês só precisam do leite materno. Depois disso, pode-se começar a introduzir sucos de frutas --sem adição de açúcar ou mel-- em pequenas quantidades e sempre variando as frutas. Entre 7 e 8 meses de idade, os bebês já podem ingerir pequenos pedaços de frutas e até recebê-las nas mãos.

A papinha salgada também começa a ser dada nesta fase. "A papa não deve ser batida no liquidificador, mas amassada com garfo", diz Rita.

Pode-se acrescentar pedaços de batata, inhame, cará, mandioca, legumes amarelos (cenoura e abóbora), legumes verdes (vagem, chuchu e abobrinha), cereal (arroz, aveia e fubá), verduras (folha de escarola e couve) e carnes (frango, miúdos e fígado de galinha).

O importante, lembra a nutricionista, é fazer papas com sabores diferenciados. "Já é um treino para o nosso prato feito de cada dia", disse Rita.

A partir dos nove meses, aos poucos a criança pode começar a comer a mesma comida da família, mesmo que ela ainda não tenha dentes. É do contato com alimentos sólidos que a dentição vai sendo desenvolvida.

Na opinião de Rita, a família deve evitar dar à criança frituras, alimentos industrializados e temperos fortes até pelo menos 2 anos de idade.

A nutricionista sugere treinar as crianças desta fase a manipular talheres. "A criança que tem autonomia no alimentar aceita melhor os alimentos", disse.

Entre 4 e 7 anos, Rita aconselha os pais a pôr os filhos em contato com os alimentos, seja em hortas, na cozinha ou até no supermercado. "É fundamental a criança conhecer os alimentos e começar a ter intimidade com eles."

Outra questão a ser questionada... Geralmente pais obesos significa filhos obesos, então mamães o 1º passo é observar o seus hábitos alimentares para que seus filhos tenham hábitos alimentares saudáveis também...

e ainda mais... eu quando criança nunca gostei de berinjela e nem jilo... mais por ver varias vezes minha mãe comendo, uma vez resolvi experimentar e acabei gostando  

Nenhum comentário:

Postar um comentário