Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


domingo, 17 de abril de 2011

5 coisas que você precisa saber sobre pé chato



Todo mundo temMais cedo ou mais tarde, alguém vai dizer que seu filho tem pé chato. É verdade e você não precisa se preocupar. Até os 2 anos, todas as crianças têm pé plano, como é conhecido entre os ortopedistas. A curvatura depende do desenvolvimento da musculatura, o que acontece aos poucos. 

Andar descalço ajuda
A primeira consulta com o ortopedista pediátrico deve acontecer por volta dos 2 anos, ou antes, a pedido do pediatra. Essa é a melhor forma de acompanhar a evolução da curvatura do pé - e de checar o desenvolvimento dos ossos em geral. O ideal é que a criança seja analisada por esse especialista uma vez por ano. Andar descalço em superfícies diferentes, correr, brincar e usar sapatos confortáveis, sem salto, também ajudam a "moldar" o pé.

Não existem sintomas 
A maioria das crianças não apresenta sintomas, além do pezinho plano. Mas se o seu filho não gosta de andar, pede colo a toda hora mesmo sem fazer esforço, conte ao especialista, pois isso pode ser um indício de que algo não está bem.

O diagnóstico é tardioO diagnóstico de pé chato só pode ser feito após os 5 anos quando o desenvolvimento muscular da criança já está completo. Nessa fase, indica-se o uso de uma palmilha para uniformizar a distribuição do peso. 

É genético Alguns ortopedistas acreditam que, com ou sem tratamento, 10% da população adulta terá pé plano. 

Fontes: Cláudio Santili, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e Patrícia Fuchs, ortopedista pediátrica, do Hospital Infantil Sabará (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário