Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


sábado, 23 de abril de 2011

Como Convencer o Filho a Usar Óculos


Você voltou da consulta do oftalmologista e o diagnóstico foi que o seu pequeno precisa de óculos. Você mal saiu em busca da armação e da encomenda das lentes e já sente que ele fará certa resistência em  usar os óculos. É fato, as crianças não gostam de usar óculos, mas eles são necessários para o bom aprendizado do seu filho e para que ele corrija um problema que pode se agravar com o tempo se não for remediado desde cedo.
Alguns truques e dicas podem te ajudar a fazer com que o seu pequeno perca a vergonha e passe a gostar de usar o tão necessário óculos. A melhor dica para essas situações é dizer para ele que ele parece muito mais inteligente usando os óculos. E isso não é técnica não, é cientificamente comprovado que pais que dizem isso aos filhos com idade entre seis e dez anos obtêm um resultado muito positivo e os pequenos passar a usar o acessório sem demora.
Quando a criança vai escolher a armação dos óculos ele não está muito preocupado com o modelo e sim como vai se parecer quando tiver que usar o dia todo; a queixa mais freqüente é que ele vai ficar feio. Então mais do que parecer bonito ou feio, diga que o filho fica mais inteligente. Assim ele ganha mais confiança na hora de escolher e usar o acessório.
Você também tem um papel importante nessa hora. Usar óculos não é o fim do mundo, nem ocasião para desespero. Haja como se isto fosse uma prazerosa e gostosa novidade para vocês. Fique entusiasmada e comece a falar das armações, de tudo o que o óculos vai proporcionar de bom na vida do seu filho, incluindo a parte de que ele vai parecer mais inteligente. Seja sincera com ele e não mostre a parte menos boa de se usar óculos, foque nas partes boas.
Vá junto com ele a ótica e com calma escolha a armação, tudo em tom de brincadeira e bem descontraído. Deixe que ele demore o tempo que precisar e experimente diversas  armações; diversão é a chave do sucesso. Faça a festa na ótica, opine e deixe que ele tenha o controle da situação.
Somente preste atenção na hora da escolha, já que você deve preferir materiais leves e flexíveis e pontes anatômicas para não machucar o nariz e ainda ficarem confortáveis. Do resto, é só deixar a imaginação dele se soltar e ele se ver no espelho com qual ele fica mais confortável. Se sentindo seguro na escolha, certamente ele ficará mais seguro em usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário