Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


segunda-feira, 18 de abril de 2011

O que acontece com o homem durante a gravidez




Quem disse que gravidez é uma exclusividade feminina? Homem também engravida. Não na barriga, mas na cabeça. Ainda existe, lógico, aqueles que agem como se nada de diferente estivesse acontecendo. Um número cada vez maior, no entanto, quer ser mais ativo nos nove meses. Eles se envolvem (não perdem um ultra-som), dão palpites (no modelo do carrinho do bebê), fazem planos (meu filho vai se formar em Harvard!) - e, claro, criam muitas planilhas de custo. O que não se costuma levar muito em consideração é que, embora não seja o protagonista, o 'grávido' também sofre uma profunda transformação nas 40 semanas. Tem angústias, inseguranças e medos. E, o pior, normalmente esses sentimentos ocorrem de maneira e em ritmo diferentes dos da parceira. Conclusão: grávidas esperam uma coisa e o marido geralmente vem com outra. Pode parecer estranho, mas a falta de sintonia é perfeitamente normal. 'O segredo é assumir que homens e mulheres não pensam igual e por isso terão expectativas diferentes. Mas um complementa o outro', diz o psiquiatra Luiz Cuschnir, autor do livro Homem sem Máscaras. 

Com sua experiência no GAMP - Grupo de Apoio à Maternidade e Paternidade, a enfermeira obstétrica Dóris Ammann Saad observa que os maridos querem orientação. 'Eles passam a gravidez assustados. Tudo é um grande mistério. Não é fácil para homens estarem no papel de coadjuvantes e apenas assistirem à gestação dos filhos', explica. A vida dos futuros pais torna-se ainda mais difícil pela falta de referências. Os pais desses pais não eram como eles querem ser. Não existe um modelo a ser seguido. 'Minha geração está aprendendo sozinha', constata o jornalista Humberto Saccomandi, que uniu-se ao colega Cláudio Csillag para escrever O Manual do Grávido, um bem-humorado guia para homens. 'O marido não é uma mulher, não sabe o que é passar por alterações físicas e hormonais tão radicais. Mas mesmo sem entender, podemos ficar ao lado, ser companheiros, até rir com as mudanças de humor. Nossa função é a de redutor de tensões.' 
Nem todos eles, é claro, pensam assim. Muitos escondem as angústias. 'Isso ocorre porque os homens têm um processo de defesa, não querem se mostrar inferiores. Preferem se distanciar da gravidez e da mulher a assumir que também possuem um lado frágil. Para dar certo, ele precisa expor os sentimentos à companheira. É uma troca muito enriquecedora', argumenta, em causa própria, o obstetra Flávio Garcia de Oliveira, pai de sete filhos e autor do livro Bebê a Bordo - Guia para Curtir a Gravidez a Dois. 

            Emoções no tempo 

            1° trimestre

· Choque ou surpresa ao receber a notícia. 
· Sensação ou noção de formar uma família. 
· Desafio de se adaptar às mudanças de humor da mulher grávida.



2° trimestre
· Preocupação financeira e dúvidas em relação a dar conta de cuidar da família. 
· Necessidade urgente de planejar o futuro do filho. 
· Ciúme da atenção que a esposa passa a receber. 
· Interação com o bebê na forma de conversas e compras de presentes. 
· Expectativas sobre como ficará a aparência da mulher e a vida sexual.



3° trimestre
· Preocupação e cuidados com a saúde da mulher e do bebê. 
· Interesse pelos procedimentos médicos e detalhes do parto. 
· Planejamento prático: o melhor caminho para a maternidade, as providências com o plano de saúde e com o parto. 
· Sentimento de sentir-se um herói com o filho nos braços. 


            Atitudes legais para eles 

          · Estar junto com a esposa na hora de pegar o resultado positivo. 
· Relaxar, mesmo que a sensação seja de que o mundo vai acabar - melhor começar a gestação em um clima bom. 
· Não esconder as emoções. Quando se sabe o que o outro está sentindo, a vida fica mais fácil. Tome cuidado com frases que podem ser mal interpretadas como 'será que era a hora certa de a gente ter um filho?'. A companheira vai entender isso como rejeição. 
· Assumir o lado administrativo natural dos homens. Planejar questões como o melhor caminho para a maternidade alivia a vida da mulher. 
· Repare em como a sua mulher pode ficar linda, mesmo com um barrigão. Note o brilho no olhar, os cabelos mais saudáveis, a pele lisinha. Fará bem à auto-estima dos dois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário