Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


sexta-feira, 15 de abril de 2011

Mau hálito na infância



Crianças saudáveis (e adultos também!) podem às vezes apresentar mau hálito ou halitose. Veja a seguir alguns dos principais motivos que levam a isso: 

• Higiene bucal ruim: é normal que bactérias vivam na nossa boca e interajam com partículas de comida localizadas entre os dentes, na gengiva, na língua e até na superfície das amígdalas. Isso pode levar ao mau hálito, especialmente se a comida ficar parada nesses lugares por muito tempo (na falta de uma boa escovação para removê-la). 

Cáries, tártaro e abscessos dentários podem provocar mau hálito em crianças de qualquer idade, ao contrário da gengivite, mais comum de causar o problema em adultos. 

• Boca seca: se seu filho respira pela boca -- por causa de um nariz entupido, por exemplo --, as bactérias na região tendem a crescer mais livremente. 

• Corpo estranho: uma ervilha, feijão, pequeno brinquedo ou qualquer outro objeto estranho que seu filho tenha colocado no nariz pode causar mau hálito. Isso é especialmente comum entre crianças pequenas, que adoram colocar coisas onde não devem! 

• Chupar dedo ou chupeta: eles podem acabar com mau cheiro, que passa para a boca, por causa da exposição contínua a saliva e bactérias bucais. Chupetas também podem acumular resíduos alimentares. 

• Doença ou alergia: às vezes sinusite, amigdalite ou até alguma reação alérgica podem levar ao problema. Crianças com refluxo também tendem a ter um hálito com odor forte. Se esse for o caso, a criança provavelmente terá outros sintomas, como desconforto depois de comer. 

• Alimentos fortes: cebola e alho, por exemplo, podem temporariamente causar mau hálito enquanto estão sendo processados pelo corpo. 

O que fazer para combater o mau hálito? 

Na maioria dos casos, uma boa higiene oral resolve. Tente escovar os dentes do seu filho ao menos duas vezes por dia e antes de dormir, por, no mínimo, um minuto de cada vez. Não esqueça de escovar a língua com cuidado, e utilize só um pouquinho de pasta de dente sem flúor (não se recomenda que crianças menores de 2 anos sejam expostas ao flúor, porque, ao engolir a pasta, elas correm o risco de ter manchas nos dentes mais tarde). 

Visitas periódicas ao dentista também são essenciais para garantir que os dentes estejam limpos e saudáveis. Se os dentes do seu filho estiveram em boas condições e ainda assim houver um problema de mau hálito, então será o caso de levar mesmo ao pediatra para uma investigação médica. 

Lave bem as mãos da criança, com água e sabonete, assim como aqueles objetos inseparáveis, que vão sempre para a boca. Se seu filho chupa chupeta, esterilize-a na água fervendo. Claro que o melhor é convencê-lo a largar a chupeta de vez, mas essa não é uma tarefa das mais simples! 

Anti-sépticos bucais devem ser usados em crianças pequenas? 

Não, eles só vão mascarar o problema. O certo é realmente escovar bem os dentes e verificar se não há algum problema de saúde causando o mau hálito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário