Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


sábado, 16 de abril de 2011

Ensinando meu filho a andar de Bicicleta

Uma das várias tarefas dos pais é ensinar os seus filhos a andar de bicicleta. 


todos os níveis de ensino, há várias formas de fazê-lo e muitos pais vão sentir dúvidas de como proceder. 
Este artigo servirá para tentar ajudar esses pais, explicando quais as medidas a tomar e quando.

Este artigo foca unicamente as capacidades básicas, tais como: pedalar, virar e equilíbrio. Pois estas são as capacidades necessárias para se poder conduzir uma bicicleta. É óbvio que haverá muito mais para apender do que estará neste artigo, mas também é importante dar uma especial atenção às primeiras abordagens das crianças com as bicicletas

Triciclos

Para muitas crianças, a primeira apróximação que têm com uma bicicleta começa com os triciclos. Um triciclo ensina duas coisas à criança: virar e pedalar. Virar geralmente é a primeira capacidade a ser desenvolvida.

Há algumas crianças que o conseguem fazer até antes de começar a andar.assim que a criança já entende o conceito de virar, pode começar a usar os pedais. Eu acredito que os triciclos são mais apropriados para ser utilizados dentro de casa ou num terraço.Assim que a criança começe a pedalar com bastante eficácia e virar correctamente, é o momento certo para começar a andar numa bicicleta pequenina com "rodinhas" de apoio. Todas as crianças de 2 anos e meio já estão preparadas para uma bicicleta de roda 12 com "rodinhas". Já não é aconselhável uma criança desta idade continuar a conduzir triciclos, porque já irá dominar muito bem o triciclo e atingirá velocidades que serão perigosas para a segurança que tem o triciclo. Não quer dizer que as bicicletas não atingam iguais velocidades, mas ao menos têm travões!

Ensinar o equilíbrio
Há três formas básicas de ensinar uma criança a equilibrar-se numa bicicleta de duas rodas: Com "rodinhas" de apoio, uma de cada lado; só com uma roda de apoio num dos lados, sem qualquer roda de apoio.Qualquer uma destas opções têm as suas vantagens, e obter-se-ão melhores resultados adoptando cada uma das técnicas consoante a evolução da criança

Rodinhas de apoio

A maioria das bicicletas para crianças vêm equipadas com rodinhas de apoio, mas isso não quer dizer que é a única forma de uma criança aprender a andar de bicicleta, nem a melhor.As rodinhas são potencialmente a forma de aprendizagem menos dolorosa, mas também a mais lenta. Elas serão a melhor opção para uma primeira abordagem da bicicleta para a criança. Para se fazer um bom uso das rodinhas, terá de ir para um local plano, num passeio ou parque onde a criança possa pedalar sob vigilância. Uma bicicleta com rodinhas, pode até ser mais perigosa do que um triciclo pois a distância entre as rodinas é curta em relação à altura do selim. (comprando com um triciclo)Se a criança for muito rápido e virar de repente, pode cair para o lado. Por isso a presença dos pais é importante, para aconselhar a criança a não andar tão rápido e evitar outros potenciais perigos. A velocidade quando controlada não é tão perigosa. Mas as crianças ainda não têm noção dos seus limites nem do perigo.

Como usar as rodinhas

Já vi muitas crianças a usarem rodinhas que estavam instaladas incorretamente. A bicicleta deverá sempre inclinar um pouco para um dos lados. Se as duas rodinhas estiverem a tocar no chão ao mesmo tempo, haverá pouco peso na roda de trás da bicicleta o que poderá reduzir a tracção para zero. As rodinhas deverão estar instaladas de forma a que permita que a bicicleta adorne para um lado e para o outro.

Depois da criança estar habituada a pedalar, virar e travar, as rodinhas deverão ficar mais distantes do solo. Convém não dizer nada à criança, que protestaria. A bicicleta ficará menos estável e a criança evoluirá gradualmente.

Também poderá retirar uma das rodinhas e assim a criança sentirá a ausência de apoio de um dos lado e vê-se obrigada a equilibrar-se

Correr ao lado

A forma tradicional de ensinar a andar de bicicleta correndo ao lado da criança segurando-a, continua a ser o melhor e mais rápido método.

Deve-se segurar a criança pelo ombro e acompanhá-la a correr. 
É importante que o pai não segure no guiador. A criança nunca aprenderá a conduzir uma bicicleta se não for ela a comandar a bicicleta


Se lhe segurarem na bicicleta, ela nunca aprenderá a equilibrar a bicicleta.

Por sua vez ao segurar pelo ombro, a criança irá inclinar-se para um lado e ao sentir a pressão lateral, irá compensar inclinando-se para o lado contrário sucessivamente.

Convém fazê-lo num parque amplo, liso e sem inclinação. Os pais não deverão influênciar a trajectória que a bicicleta leva, tem de ser a criança a virar para onde quer .

Esta tarefa não vai ser muito divertida para os pais, especialmente se forem altos, pois terão de se inclinar bastante para segurarem a criança pelo ombro.

A maioria das crianças começa a conseguir equilibrar-se nas bicicletas aos 6 anos. Mas se elas forem ajudadas pelos pais, conseguem-no bastante mais cedo.

A minha filha começou a conduzir a bicicleta sozinha quando estava quase a fazer 4 anos. Utilizar uma bicicleta "demasiado" pequena

O ideal para se aprender a andar de bicicleta, seja para uma criança, seja para um adulto, será utilizando uma bicicleta mais pequena do que aquela que seria a aconselhável. Isto porque quando se quer aprender, tem de se conseguir pôr ambos os pês no chão sem sair do selim e ter os joelhos ligeiramente flectidos.

Até poderá retirar os pedais à bicicleta. Desta forma a criança andará com os pés no chão e só se preocupará em virar e equilibrar ao "andar com os pés no chão.

Convém que a bicicleta tenha pelo menos um travão no guiador e assim a criança não precisa de travar com os pés no chão.

Mas infelizmente é dificil para bastantes pais, investirem numa bicicleta pequenina que só servirá para pouco tempo. Geralmente a tentação é comprar uma bicicleta maior, pois acompanhará durante mais tempo o crescimento da criança.

No entanto o resultado imediato, é que a criança não se sentirá minimamente confortável.


Equipamento de protecção

Os pais deverão encorajar as crianças a usar protecções desde o início. Quando comprar uma bicicleta é obrigatória também a compra de um capacete.
Se a criança desde o início compreender que é obrigatório o uso de capacete, mais tarde não vai recusá-lo.


Também as luvas e as joelheiras, serão protecções bastante importantes para as crianças que estão a aprender a andar de bicicleta. Uma criança que cai e magoua-se, vai abandonar a bicicleta e terá uma evolução lenta derivado ao medo.

As crianças adoram ter as suas próprias luvas de bicicleta, sentem-se especiais e será muito mais útil do que oferecerem cestos ou campaínhas para colocar nas bicicletas.

Quando a minha filha começou a andar comprei-lhe umas luvas e ela ficou toda contente, pois já há luvas com bonecos de desenhos animados com os quais eles se identificam, ou gostam muito.

Numa das primeiras vezes que andava no parque já sem rodinhas, caíu. Levantou-se de imediato e continuou a andar. Quando parámos um pouco para beber água, reparei nas marcas que estavam na luva e pensei que se não as tivesse, ficaria a chorar por ter raspado a palma da mão. E o mais provável seria não querer andar de bicicleta o resto da tarde nem nos dias seguintes. Travões
Algumas bicicletas do mercado Europeu vêm equipadas com travões coaster. Este tipo de travão funciona quando a criança gira os pedais para trás. Este tipo de produto é muito usado nos Estados Unidos da América.

Estes travões têm as suas vantagens:

As crianças têm mãos pequenas e fraquinhas, por isso têm dificuldade em fazer força nas manetes dos travões no guiador;
Os travões poderão estragar-se facilmente numa bicicleta de criança se estes não tiverem manutenção, pois as crianças dão um uso bastante duro às bicicletas.

Mas os "travões de mão" também têm as suas vantagens:

As crianças que estão a aprender, vão querer pôr os pés no chão quando sentirem que perderam o equilibrio e que podem cair. Numa bicicleta com travões coaster isto traduzir-se-ia em que não poderia travar;
Outra razão é que crianças habituadas a travar com os pés, depois vão demorar algum tempo até se habituarem a travar com as mãos.

A solução ideal seria ter uma bicicleta com travões coaster e no guiador.Mas geralmente na Europa as criança aprendem logo com travões com as manetes no guiador.
Paciência

Como já referi, a idade das crianças atingirem o seu equilíbrio a andar de bicicleta varia entre os 4 e os 9 anos. Geralmente com 6 anos já estão aptas. Mas é importante não pressionar demasiado as crianças. Excesso de pressão poderá retirar à criança toda a diversão de andar de bicicleta. Tem de se permitir que a criança evolua naturalmente. Esteja atento aos sinais que indicam que a criança já está apta para passar para a faze seguinte. Por exemplo eu resolvi retirar as rodinhas à minha filha com 4 anos, pois ela já anda de bicicleta a olhar para trás, sem mãos. Logo se a deixasse andar muito mais tempo com rodinhas, ela ficaria com maus hábitos que seriam prejudiciais.

Quando lhe retirei as rodinhas, ela não gostou pois deixou de sentir o conforto que tinha anteriormente e foi preciso bastante apoio moral da minha parte para a convencer que as rodinhas já não faziam falta e que ela tinha de passar a andar assim.
Seguindo a evolução da criança e tomando as acções correctas nos momentos certos, a evolução será rápida e poderão disfrutar das bicicletas em família desde cedo.
Boas pedaladas.

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