Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Seu filho caiu e o dente quebrou?

Se isso aconteceu com o seu filho, saiba que esse problema é comum na fase dos primeiros passos ou de aprender a andar de bicicleta.  Pesquisas brasileiras recentes mostram que essa situação é frequente: varia de 14% a 36%, dependendo da fonte estatística, em crianças de 3 a 5 anos.
Como prevenir o problema?
Mantenha o seu filho sob supervisão, tome cuidado com escadas, compre sapatos adequados e coloque grades na cama. Ao andar de bicicleta, skate, patins ou patinete, faça com que ele sempre use o equipamento de segurança.
Meu filho bateu a boca, e agora?
Lave o local com água e verifique os danos. Se houver sangramento, comprima a região com gaze umedecida. O gelo ajuda a estancar o sangue e aliviar a dor. Se o dente não chegou a quebrar, mas a batida foi forte, consulte o odontopediatra para descartar outros problemas.

Como saber se é uma emergência?
Caso haja sangramento intenso, cortes grandes, deslocamento das arcadas dentárias ou sintomas como tontura e sonolência, é melhor ir direto para o hospital. Já os quadros mais brandos costumam ser tratados em consultório. Há situações em que o dente sai inteiro da boca. Se ele for permanente, precisará ser reimplantado com urgência – se for de leite, não. Lave o dente e o leve ao consultório mergulhado em leite puro.
Quais as consequências comuns?
Além da dor, costuma haver sangramento na gengiva, na boca e até no rosto. Pode ser preciso dar ponto. Existe a possibilidade de o dente entrar na gengiva, a chamada intrusão dental, que deve ser avaliada por meio de radiografia ou tomografia dentária para mensurar o risco ao dente permanente – em formação embaixo do de leite –, além de rastrear fraturas internas.
Como é o tratamento?
Se só um pedaço do dente estiver quebrado, o odontopediatra irá restabelecê-lo com resina ou adotará uma solução provisória. Ela serve para proteger o dente quebrado até a sensibilidade diminuir e os exames para a restauração definitiva serem feitos. Também pode ser necessário um tratamento endodôntico, conhecido como canal.
Meu filho pode perder o dente?
Se o traumatismo for profundo, sim. Mas há solução. Em caso de dente de leite, coloca-se um aparelho que mantém o espaço aberto, impedindo alterações na fala e na estética bucal até que o dente definitivo apareça. Se ele já for permanente, será substituído por um implante.
É normal o dente ficar escuro?
Sim, devido a uma hemorragia dentro dele. Pode ser que regrida sozinha ou exija um canal.
Isso afeta a autoestima?
A criança pode ficar insegura, triste, evitar falar e sorrir. Pais e especialistas devem explicar como o problema será resolvido.
Fontes: Dóris Rocha Ruiz, odontopediatra da USP, Katyuscia Lurentt Pary, cirurgiã bucomaxilofacial e membro do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Adventista Silvestre e do Hospital do Andaraí, ambos no RJ, e Maysa Guimarães, endodontista de
São Paulo (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário