Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Desidratação infantil



Para afastar esse risco, no calor, seu bebê precisa de mais líquido e alimentos saudáveis e bem higienizados
No verão, nosso corpo perde mais água do que o normal por causa da transpiração. Um bebê de colo, que tem 75% do seu peso formado por água, perde líquidos com mais facilidade ainda. E como o sistema de defesas de seu organismo ainda está em formação, ele tende a ser mais sensível às contaminações por vírus ou bactérias que, alojadas no intestino, provocam vômitos e diarréias — os grandes vilões da desidratação.




Melhor proteção

Se o seu filho é alimentado exclusivamente no peito, está superprotegido desses males do verão. "O aleitamento materno supre todas as necessidades da criança, inclusive a de água, até os seis meses de idade", diz o pediatra Marcos Vasconcellos, professor da Universidade Federal de Minas Gerais. E não é preciso dar mais água se o bebê estiver doente, com febre, ou o dia estiver quente demais? "A febre pode fazer a criança transpirar mais, assim como um dia de calor intenso. A mãe pode dar de mamar mais vezes ou oferecer água ao bebê, filtrada e fervida, num copo ou colherinha", explica o pediatra.



Papinha fresca

Quando outros alimentos já fazem parte da dieta de seu filho, o principal cuidado a tomar é com a higiene no preparo da refeição e a conservação dos ingredientes. "A comida se deteriora com facilidade no calor, aumentando o risco de a criança contrair infecções intestinais pela ingestão de alimentos contaminados", alerta Marcos Vasconcellos.



Desidratou

Sede, boca seca, saliva espessa, olhos fundos, moleira baixa, moleza, diminuição da elasticidade da pele, urina escura e em pouco volume são os sinais comuns de desitratação nos bebês. É preciso combatê-la com o soro que repõe a água e os sais minerais perdidos pelo organismo, mas não o caseiro, que deixou de ser recomendado, porque não existe um padrão de medida para os ingredientes e, com isso, um controle de sua eficiência. "As mães devem procurar o Soro para Reidratação Oral (SRO), encontrado nos postos de saúde, e dar à criança uma colher de sopa (15 ml) a cada 15 minutos ou após evacuar. Nas farmácias, devem pedir o soro tipo 90, que tem medida equivalente ao distribuído nos postos", diz o médico. Se os sintomas não cederem, ele aconselha procurar um serviço de saúde para uma avaliação adequada.



COMO EVITAR

•Dê líquidos ao bebê: água filtrada, sucos naturais, água de coco e chás, menos o

de erva-mate, pois tem cafeína e é diurético, podendo intensificar a desidratação. Adoce pouco, porque o açúcar em excesso é laxativo.

•Sol, só antes das 10 h

e após as 16 h.

•Evite deixar seu filho

em locais pouco ventilados.

•Ofereça alimentos pré-cozidos e frutas. Mantenha-os sempre limpos e guardados

em locais frescos.

•Vista a criança com roupas leves, de preferência de algodão, que não impede a transpiração normal.
 
 
Fique alerta:
*A desidratação infantil, que pode levar uma criança à morte em pouco tempo.
*Em casos mais graves, injeta-se no sangue, gota a gota, uma solução

chamada soro fisiológico, para compensar a água perdida
*Apesar de sua gravidade, a desidratação é facilmente tratável, desde que os sintomas sejam reconhecidos rapidamente e se tome os devidos cuidados.
*Os soros Disponíveis nas farmacias com sabores especiais como tutti-frutti, laranja, abacaxi e até mesmo guaraná, o que aumenta a aceitação, especialmente das crianças.
*Consulte sempre um Médico
 
Uma receita que salva
O soro caseiro deve ser preparado da seguinte maneira:

· uma colher de chá de açúcar;
· uma colher de café de sal;
· um copo de água filtrada (200ml)

Alguns Estados distribuem gratuitamente para a população nos postos de saúde, é só pedir a atendente

Nenhum comentário:

Postar um comentário