Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Birras das Crianças - Como Evitar

As crianças costumam apelar para as birras quando desejam alguma coisa, essa reação é uma forma encontrada de chamar atenção dos pais. Sendo caracterizado por crises de choro e agressividade, a birra precisa ser controlada no início antes que se torne freqüente.



O auge da birra acontece entre um e três anos de idade, nessa fase algumas crianças não reconhecem limites e passam a assumir um comportamento apelativo para conseguir o que desejam. Bater nos filhos costuma ser a solução mais comum encontrada pelos pais, porém não é esse tipo de iniciativa que melhora o comportamento da criança, só vai familiarizá-la ainda mais com a agressividade.



As birras infantis podem ser evitadas com muita conversa entre pais e filhos, expondo aos pequenos que o comportamento alterado é desnecessário. Devido a pouca idade, as crianças podem sentir dificuldade para compreender as explicações dos adultos, por isso tenha paciência e saiba impor os limites com o temperamento moderado.


10 dicas para lidar com as birras infantis

1. Por pior que seja o “espetáculo”, NUNCA, JAMAIS, em tempo algum bata no seu filho.




2. Antes de sair, previna-se de possíveis contratempos. Se vai ao supermercado, fale que a criança tem direito a escolher dois doces, por exemplo.



3. Não ceda às manipulações. Mostrar que birras não dão resultado é um jeito de desestimulá-la a repetir a cena.



4. Avise seu filho que só conversará com ele depois que ele se acalmar (e você também...).



5. Se precisar dar uma bronca na criança, espere ela terminar de espernear e explique por que está sendo punida. É importante que ela entenda o que fez de errado e, para isso, precisa estar tranqüila para conseguir ouvir o que você tem a dizer.



6. Não brigue com seu filho na frente de todo mundo; isso o fará se sentir humilhado.



7. Desvie o foco da criança. Mostre um objeto diferente, o cachorrinho passando na rua, o avião lá no céu... Use a criatividade!



8. Algumas vezes, por trás da birra existe uma criança com fome, sono ou carente. Se for esse o caso, responda pacientemente e faça um carinho. Às vezes, é só disso que ela precisa.



9. Simplesmente ignorar a birra também pode dar bons resultados. Respire fundo.



10. Se não tiver como conter o show no meio da loja, simplesmente pegue seu filho no colo e vá embora. Sem escândalos. Ele vai perceber que não adiantou nada e você evita o constrangimento.

3 comentários:

  1. otimo seu post! hoje estou estudando sobre as birras para tb escrver um artigo.
    Excelente ideia os 10 passos!
    venha me visitar quando tiver tempo.
    beijo e boa pascoa
    wwwanimapsicologia.blogpost.com

    ResponderExcluir
  2. ola
    fiz um link para seu artigo no meu blog!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Obrigadhu pela visita, e que bom que gostou Lia, vou sim fazer uma visita, boa páscoa querida bjus e volte sempre!!!!

    ResponderExcluir