Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


Dicas para fazer bebes dormir

As crianças da faixa etária de 1 a 3 anos, gastam muita energia durante o dia, mais quando chega na hora de dormir geralmente eles tem dificuldades para emendar uma boa soneca noturna, crianças de 0 á 12 meses que são muito agitadas também dificuldade para dormir continuamente, fazendo apenas sonecas com vários intervalos, geralmente entre 10 minutos á 1 hora, várias vezes ao dia e também durante a noite.


Essas crianças precisam que seus pais as ensinem a dormir, a disciplina é indispensável, e até mesmo a pratica de alguns rituais como um beijinho de boa noite, algo que fique marcado para criança desde cedo que após aquela situação é hora de ir dormir.

A neuropediatra Dr. Márcia Pradella, afirma que 90% das crianças vão ter que aprender a dormir. “elas não te a capacidade de por elas mesma aprender a dormir, se isso for feito numa idade precoce, ainda no primeiro ano de vida, com a instituição de um ritual, a criança vai começar a gostar daquele inicio do sono, daquela preparação do sono, e vai aprender o quanto é bom pra ela, o quanto é necessário o sono”.



As crianças devem ser colocadas para dormir sempre no horário ideal para cada idade

De 0 á 2 anos de idade por volta das 20:00hs

Após o 3º ano ás 21:00hs



Para os filhos adormecerem os pais devem ficar ao lado do berço ou cama por volta de 30 minutos é aconselhável que os pais façam alguma atividade para relaxar a criança como ler um livro, contar uma história e até cantar uma música.



Também é aconselhável que a criança tenha um objeto que lhe de confiança, como um ursinho de pelúcia, uma fraldinha de pano, algo que não apresente risco para ela.



Hábitos que os pais não podem ter:

*Balançar a criança

*Deitar-se com a criança



Porque quando ela despertar no meio da noite, se ela não tiver a mesma situação do início do sono ela vai chamar, e se ela tinha a mãe a mãe dormindo ao seu lado e ao acordar ela se assustar por estar completamente diferente e sozinha.



Eu sempre fiz o ritual do sono com minha filha e até hoje ela nunca teve problemas para dormir, já minha sobrinha tenho uma história curiosa pra contar: minha sobrinha quando era bebê só dormia andando de carro, e quando achávamos que ela já estava na 2º fase do sono e guardávamos o carro na garagem a princesinha despertava.



As Fases do Sono





Fase 1 Melatonina é liberada, induzindo o sono(sonolência)

Fase 2 Diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, (sono leve) relaxam-se os músculos e cai a temperatura corporal

Fases 3 e 4 Pico de liberação do GH e da leptina; cortisol começa (sono profundo) a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã

Sono REM Sigla em inglês para movimento rápido dos olhos, é o pico da atividade cerebral, quando ocorrem os sonhos. O relaxamento muscular atinge o máximo, voltam a aumentar as freqüências cardíaca e respiratória



É na escola que os primeiros sintomas da falta de sono são percebidos. O desempenho cai e a criança pode até ser equivocadamente diagnosticada como hiperativa, em função da irritabilidade e de sua dificuldade de concentração, conseqüentes da falta do sono necessário. É no sono REM, quando acontecem os sonhos, que as coisas que foram aprendidas durante o dia são processadas e armazenadas. Se alguém, adulto ou criança, dorme menos que o necessário, sua memória de curto prazo não é adequadamente processada e a pessoa não consegue transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido. Em outras palavras: se alguém - adulto ou criança - não dorme o tempo necessário, tem muita dificuldade para aprender coisas novas.



Lembrando que um Bebê precisa de alguns fatores principais para ter um soninho tranquilo, vou citar algumas que considero  essenciais:

* Fralda limpa bem e sequinha, de preferencia depois de um delicioso e refrescante banho.
* Bebê de barriguinha cheia.
* Berço com as roupas de cama limpas e macias.
* Paredes pintadas numa cor de tom pastel, traz tranquilidade para o bebê.
*Temperatura agradável, lembre que seu bebê tem a mesma sensação térmica que você.

Dormir a tarde é muito importante:

A soneca da tarde melhora o rendimento e permite que a criança aprenda ainda mais. “O sono leva a aprendizagem para além de onde estava antes da soneca. É como se a caixa de entrada de e-mails estivesse cheia e, até que seja limpa, por meio do sono, não será possível receber mais mensagens. Quando dorme, libera-se mais espaço para novas informações”, disse Matthew Walker, um dos autores da pesquisa.
Outro benefício é o descanso. Depois de todas as atividades matinais, seu filho precisa de repouso também. Quando isso não acontece, ele pode ficar irritado, e a fala e os movimentos, mais lentos. "O organismo infantil precisa de um descanso durante o dia até completar 4 anos. Dormir de uma a duas horas é reparador e ajuda no seu desenvolvimento", afirma o pediatra Glaucio José Granja de Abreu.
Teste essas dicas e vai notar a diferença no seu filho

Click aqui e encontre tudo para seu filho