Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


Fonoaudiólogo- Seu filho tem problemas de comunicação?


Quando o assunto é comunicação, podem existir dúvidas sobre a idade adequada para que a fala se inicie, trocas de sons, trocas de letras na escrita ou ainda sobre o que fazer quando a criança começa a gaguejar.




Muitas vezes, seu filho é mesmo um "expert" em muitas atividades, domina muito bem os comandos do computador, joga maravilhosamente, porém, quando precisa usar um outro tipo de linguagem...



- Pai, cômpa o xoquinho pá mim? (- Pai, compra o joguinho para mim?).



Você acha o jeito dele falar tão engraçadinho, afinal ele só tem quatro anos! O tempo passa e você recebe um bilhetinho do seu filho, agora com nove anos:



"Papai, focê compa o xoquinho to coputado?". (Papai, você compra o joguinho do computador?).



Aí, talvez você fique um pouco preocupado e se pergunte: "O que há de errado, por que ele está falando e escrevendo assim, o que posso fazer para ajudá-lo?".



Você pode fazer, e muito!



Quando já existe uma alteração, a família tem papel importante no encaminhamento da criança para tratar dos problemas que possam surgir no seu desenvolvimento. No caso de problemas de comunicação, levar a criança ao fonoaudiólogo, tão logo as dificuldades sejam percebidas, é uma forma de poupá-la de problemas mais graves que podem prejudicá-la em muitas áreas. Existem alterações da comunicação que devem ser tratadas. Esperar que o tempo as resolva é inútil e danoso.



A família pode também prevenir a instalação de problemas, adotando posturas que favoreçam um bom desenvolvimento da linguagem.



Atitudes que fazem a diferença



Algumas atitudes e ações dos pais são determinantes para garantir um processo saudável de comunicação:



•Conversar com a criança, desde os primeiros dias de vida, estabelecendo vínculos de linguagem e afetividade;



•Utilizar na comunicação os padrões adultos de linguagem, evitando infantilizar, através da utilização de termos que não existem no vocabulário da língua, como, por exemplo, "tetê" para mamadeira;



•Cantar músicas infantis com a criança, de forma que ela possa familiarizar-se com as palavras, a entonação e o prazer de exercer essa forma de comunicação;



•Ler livros de histórias, apropriados à faixa etária da criança, que inicialmente são lidos para ela e, posteriormente, lidos com ela, ou ainda, lidos pela criança para o adulto.

Identificando problemas



Os próprios pais identificam quando alguma coisa não está certa. Afinal, na convivência cotidiana, vale muito a sensibilidade para saber se a criança está se desenvolvendo de forma saudável. De qualquer forma, é bom estar atento a alguns sinais:



•Crianças com mais de quatro anos e seis meses de idade com trocas de sons na fala, ou que, mesmo antes desta idade, destoem em seu desenvolvimento físico, mental ou emocional ou, ainda, vivam em ambiente que não proporcione boa estimulação;



•Crianças com pouco vocabulário ou que tenham dificuldades em estruturar frases e contar fatos;



•Má postura de lábios, língua e bochechas, por problemas respiratórios ou por hábitos inadequados, como sucção de dedo, por exemplo;



•Problemas neurológicos, deficiência auditiva, fissuras lábios-palatais etc;



•Alterações no rítmo da fala, como gagueira, fala rápida ou lenta demais;



•Problemas de voz;



•Dificuldades de atenção, concentração e raciocínio;



•Dificuldades na aprendizagem escolar;



•Trocas frequentes de letras na escrita, dificuldades de vocabulário e redação, dificuldades de leitura compreensão da escrita.

Adolescentes e adultos que apresentem as dificuldades citadas também merecem atenção e podem ser acompanhados por um profissional.



O fonoaudiólogo poderá avaliar as alterações e o potencial de seu filho e tem capacidade para orientá-lo a aprender e comunicar-se melhor. Ele também é o profissional que irá orientar melhor os pais, informando sobre caminhos para estimular a criança no domínio da linguagem falada e escrita tão bem quanto executa outras atividades do seu dia a dia.







Tânia Regina Bello

Psicopedagoga e Fonoaudióloga

Tel: (11) 6674-2015

e-mail: taniabello@uol.com.br