Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


sábado, 4 de setembro de 2010

Crianças contando mentiras


Algumas crianças durante a infância desenvolvem o péssimo hábito de contar mentiras, prejudicando o seu convívio com outros de sua idade e preocupando os pais. Tal comportamento pode acontecer devido ao mundo de fantasias que os pequenos criam até os seis anos de idade.




As crianças até os seis anos de idade não possuem maturidade o suficiente para distinguir imaginação e realidade, por isso contam histórias mirabolantes. Essa fase é natural, colabora com o desenvolvimento da criatividade e representa uma base para o pensamento lógico. A partir dos sete anos, as crianças mentirosas já devem começar a ser um motivo de preocupação.



Tendo em mente a diferença entre mentira e verdade, as crianças com mais de sete anos não inventam histórias por inocência, elas já são capazes de agir com discernimento. Quando as mentiras se tornarem freqüentes, os pais devem chamar o filho para uma conversa, mostrando o quanto esse tipo de comportamento é errado. Mentir durante a infância também pode ser um indicativo de angustia e insegurança.

O personagem do pinóquio simboliza a mentira, toda vez que ele mentia, o seu nariz crescia e com a criança mentirosa, é claro que é diferente. O hábito de contar mentiras é muito feio, e deve ser cortado logo no início, quando os pais percebem a primeira mentira. Se ignorarem a mentira do seu filho, com certeza, outras mentiras virão.




A criança deve ser repreendida quando contar mentiras e deve-se explicar a ela o porque de não mentir. Em algumas crianças o hábito da mentira se torna constante, mas os pais não devem desistir de encucar nas suas cabecinhas e castigá-las se não obedecerem e pararem de contar mentiras.



Infelizmente, algumas crianças mentem quando os seus pais pedem, por exemplo, filho fala que não estou e depois quando eles contam outra mentira, os pais os repreendem, estando eles totalmente errados. Os filhos seguem os exemplos dos pais, por isto, mantenham uma boa conduta perto deles e longe deles é claro, pois com certeza eles imitarão aos seus pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário