Não se pode falar de educação sem amor...

A Educação é a arma mais poderosa que você pode usar
para mudar o mundo. Os filhos tornan-se para os pais, segundo a educação que
recebem, uma recompensa ou um castigo. Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra...


sábado, 25 de junho de 2011

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS


É Magico acompanhar o desenvolvimento de nossos filhos, sempre arrumo um tempo para ouvir uma historinha contada por eles que recém aprenderam a ler, e percebi o quanto isso os estimula
O pouco contato com os pais durante o dia-a-dia faz com que a responsabilidade do ensino básico da criaa fique delegada à escola. Se, antes, a escola desempenhava a ação de educadora profissional, hoje, muitas vezes, desenvolve tambémo papel de primeiraformadora da consciência cidadã dos jovens.
Quando a família não dispõe de tempo ou condições para daa base afetiva e educadora à criaaalém de iniciaa vida escolar de forma bastante fragilizada, ela pode desenvolver carências que vão além do âmbito escolar. A psicopedagoga Clélia Estil, diretora daAssociação Nacional de Dislexia (AND), afirma que a falta de base familiar traz diversos efeitos negativos para a formação dos filhos. “Criaas sem base afetiva estável carregam consigo medos e incertezas sobre suas possibilidades de aprender, que se manifestam como vínculos negativos com a aprendizagem”.
A escola é considerada a extensão da família e, trabalhando juntas, as duas instituições desempenham o papel de educadores. Muitas vezes, não é simplesmente a educaçãoapenas que leva a criaa a ter solidez e confiaa naquilo que faz. Amor e atenção também são importantes. A especialista em psicopedagogia Sônia Küster considera a escolaum espaço onde a criaa pode ampliar suas relações sociais e diz que aatividades que envolvem a participação dos pais lá desenvolvidas geralmente têm boa repercussão no contexto educacional.
A omissão familiar faz parte da realidade mundial e, de acordo com Sônia, essa carênciapode ser suprida com um bom clima relacional que depende muito mais da qualidade das relações do que do tempo que os pais e os filhos passam juntos. “Podemos nos fazer presentes por meio de telefonemas no meio da tarde, de bilhetes deixados em lugares estratégicos e de tarefas colaborativas para a dinâmica familiar”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário